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Planejamento Estratégico e Orçamento

O orçamento é, sabidamente, parte essencial do planejamento dos negócios. Ter um planejamento financeiro sólido ajuda os gestores a saberem a situação real da empresa, auxiliando as tomadas de decisão e sendo um guia para o planejamento estratégico. Dessa forma, fica bem mais fácil fazer com que a empresa consiga reparar danos, expandir e se desenvolver. 

Por que fazer um orçamento empresarial? 

Resumidamente: porque você precisa controlar o que entra, o que sai e como evoluir a partir disso. E também porque um orçamento bem construído te dá conhecimento e controle sobre seu negócio. 

Em diversas situações, evitar riscos e prever cenários atípicos; aumentar o engajamento e a produtividade da equipe e, de certa forma, colocar seus pés no chão diante de seus projetos e aspirações. 

Alinhe o orçamento com o planejamento estratégico 

Você já sabe que o planejamento estratégico e sua execução são os melhores dirigentes para uma empresa bem-desenvolvida. Crescer é, sempre, o objetivo mais desejado pelos gestores, diretores e acionistas. Mas, para isso, o orçamento empresarial serve como um mapa. Ele dá as direções em relação a investimentos, expansões e crescimento. Ou seja, ele mostra para onde sua empresa está indo. Não adianta tentar investir em operações, novos segmentos ou no aumento da equipe. Mas, ao contrário do que muitos empresários pensam, isso não significa cortar seu pessoal. Lembre-se: seu capital humano é o segredo do desenvolvimento do seu negócio. Olhando superficialmente, você pode não encontrar gastos desnecessários, mas é fato que sempre existirão processos não tão eficientes ou gastos com materiais e ferramentas que consomem mais do que o necessário. 

Se a situação do seu negócio for parecida ou pior, entenda por onde começar. Em tempos de (final de) crise, é preciso saber liderar bem para sobreviver e saber os passos certos a tomar.

 

Além disso, o orçamento empresarial precisa estar estritamente alinhado aos objetivos globais. Ou seja: não desperdice dinheiro com o que não te levará ao seu objetivo final. 

           

 

 

Não tente prever o futuro
 
Esta afirmação pode parecer um pouco contraditória quando falamos de planejamento. Mas não é. O que queremos dizer é que existem cenários os quais não podemos prever e que estão fora do controle da empresa. Não sabemos como estará a economia amanhã ou daqui a seis meses, mas podemos prevenir o negócio de não estar preparado para alguma adversidade.
 
Portanto, pense em várias perspectivas. O negócio está crescendo? Pense em como você lidaria se ele começasse a estagnar ou, até mesmo, cair. Assim, você conseguirá fazer uma previsão de qual seria a receita se os negócios estiverem indo mal ou bem. 
 
Entendam quais são as possibilidades de cenários os quais você precisa se preparar:
 
Cenário realista
 
Suas receitas e gastos também foram condizentes e com poucos imprevistos, mas não há folga ou falta no orçamento.
 
Cenário otimista
 
Existe uma folga no orçamento. Suas projeções de receitas e gastos foram condizentes, ou a receita foi maior e os gastos foram menores.
 
Cenário pessimista
 
Suas projeções passaram longe da realidade e há falta de recursos no orçamento. Imprevistos ocorreram e o orçamento saiu do controle.
A partir desta análise de cenário, você pode traçar estratégias para contornar e lidar com a situação específica do cenário que sua empresa se encontra da forma mais segura possível. Algumas dicas para este passo são:
 
Saiba quais são seus gastos essenciais para o funcionamento da empresa;

Os divida entre gastos fixos e variáveis;

Pense em estratégias para lidar com um grande aumento ou queda de demanda;

Trabalhe com os números e não se desespere!
E, por falar em números, entenda onde entram as métricas neste assunto:
 
Insira metas e métricas no orçamento empresarial
 
As metas são essenciais em todas as áreas da empresa para impulsionar sua produtividade e desenvolvimento, elas também se fazem presentes no orçamento. E para acompanhá-las, temos métricas específicas que acompanham o setor financeiro do seu negócio. Algumas delas são:
 
Meta de margem de lucro
 
A margem de lucro bruta é o valor percentual resultante do lucro bruto e da receita total
Margem de lucro = lucro bruto / receitas totais 

Custos fixos 

Despesas menos suscetíveis a variações; que se mantêm estáveis todos os meses. Por exemplo: internet, limpeza, aluguel, segurança. 
 
Custos variáveis 
 
Despesas mais suscetíveis a variações, de acordo com fatores como demanda e eventualidades. Por exemplo: matéria-prima, consertos, substituições de materiais etc.
Acompanhe os resultados e corrija falhas 
 
Depois de definir metas e as respectivas métricas para acompanhar seu desenvolvimento, você precisa realmente acompanhar os resultados de perto. Mas nada disso funciona se você não acompanha suas métricas com seus respectivos resultados. Entre o que foi previsto e realizado, existe uma grande lacuna que não pode ser deixada às traças. Portanto, para ter controle sobre seu orçamento, você não pode deixar para checar seus resultados no ano seguinte.

 

 

 

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