5 dicas de Administração Financeira

14/01/2019

 

1) Etapa de diagnóstico
Através de um diagnóstico da organização, é possível obter alguns dados que serão imprescindíveis para compreender o funcionamento e as especificidades da empresa, e assim, trazer insumos para a elaboração do Planejamento Orçamentário.
 

2) Bom planejamento

 
O planejamento Orçamentário é importante, pois possibilita a alocação dos recursos necessários para atingir as metas e os objetivos traçados pela empresa para o período. Dessa forma, é importante que durante a sua elaboração, haja a coleta de percepção dos gestores da organização, de forma que seja possível manter o alinhamento com a estratégia.
 

3) Acompanhamentos periódicos

O acompanhamento dos resultados financeiros é essencial em qualquer planejamento orçamentário. Às vezes, os resultados planejados, nem sempre serão iguais àqueles realizados, o que implica na necessidade de monitoramentos periódicos. Esse controle, permite trazer melhorias continuas para o processo, além de otimizar resultados, pois possibilita uma melhor alocação de recursos.
 

4) Centros de responsabilidade

 
O orçamento é uma atividade eminentemente multidisciplinar, requerendo dados de muitas fontes e participação dos vários setores da empresa. Contudo, é importante que todos os envolvidos conheçam todas suas responsabilidades e o desempenho esperado dele, para que assim, não haja falhas no momento da execução dos processos.
 

5) Transparência com a organização

 
O planejamento e controle orçamentário, dentre outras competências, existem para tornar a administração dos recursos financeiros, transparente e compreensível a todos da organização. Portanto, possibilita tomada de decisões mais embasadas, além de transmitir para os níveis tático/operacional o que se esperam deles em termos de resultado.